Visit the forum instructions to learn how to post to the forum, enable email notifications, subscribe to a category to receive emails when there are new discussions (like a mailing list), bookmark discussions and to see other tips to get the most out of our forum!
Água potável a partir do ar
  • Descobri hoje que existe uma máquina capaz de obter água por meio da compressão e condensação do ar, "processo do qual se obtém o chamado ponto de orvalho":
    http://www.divicity.com/portal/index.php/terra-preserve-a/2640-empresa-lanca-maquina-que-qproduzq-agua-a-partir-da-umidade-do-ar.html
    Site da empresa que fabrica a máquina:http://www.aguapurah2o.com.br/
    Seria interessante saber quais partes do processo não estão cobertos com patentes, para que possamos fazer uma máquina open source similar.
     
  • 5 Comments sorted by
  • Oi Eli,

    Imagino que o sistema funciona por compressão/condensação. Ou seja, o mesmo ciclo termodinâmico utilizado em refrigeração. A menos de detalhes para otimizar a condensação, já é tecnologia consolidada. No entanto, É necessário fazer uma avaliação de custo/benefício frente a outras alternativas de obtenção de água. Avaliar, por exemplo, o gasto de energia por litro de água produzido, e o tempo que o sistema leva para produzir. Ambos devem variar com a umidade do ar do local.

    Como estou revendo as teorias básicas da termodinâmica para pode colaborar com o projeto do motor a vapor, vou fazer um exercício sobre este condensador também.


    abcs,

    Fabio

    PS: acabo de me inscrever no forum. Estou disponível para ajudar no que for necessário, mas ainda estou confuso sobre como a colaboração é feita na OSE. Pode me dar algumas dicas?

     
  • bem vindo fábio! É confuso mesmo, e estamos trabalhando nisso, na verdade eu entrei pra tentar ajudar na arrumação também. Mas eu colo no Elifarley quando preciso saber como ajudar melhor, não conheço outro colaborador mais ativo do que ele no brasil.
     
  • Obrigado!

    podem contar comigo. quero colaborar mais com esta iniciativa. Fugindo um pouco do assunto da discussão, Tenho um site (www.sustentavelnapratica.net) onde estou postando algumas idéias "open source" em português, além de informação sobre outros assuntos relacionados .

    abcs,

    Fabio
     
  • Amigos, vcs já viram esse vídeo? É uma palestra TED sobre uma garrafa que usa nanotecnologia pra filtrar qualquer tipo de água instantaneamente!
    E vi há alguns meses atrás um grupo de brasileiros no Jornal da Dez da Globo News que já está importando o produto.

    http://www.ted.com/talks/michael_pritchard_invents_a_water_filter.html

    www.lifesaversystems.com.br
     
  • Vote Up0Vote Down
    fabioa
     
    November 2011
    Alguém sabe mais a respeito dessa máquina de fabricar água? estou interessado no projeto, quero ajudar a desenvolver tb, é prioridade a população se livrar de altas contas de água e luz.


     

Howdy, Stranger!

It looks like you're new here. If you want to get involved, click one of these buttons!

Login with Facebook Sign In with Google Sign In with OpenID Sign In with Twitter

In this Discussion

Tagged

Loading