Visit the forum instructions to learn how to post to the forum, enable email notifications, subscribe to a category to receive emails when there are new discussions (like a mailing list), bookmark discussions and to see other tips to get the most out of our forum!
Tecnologias e ferramentas abertas: Já é hora!
  • Posto abaixo uma mensagem que publiquei anteriormente em outro fórum:


    Tarcardoso escreveu num outro post:
    tarcardoso escreveu:[...]
    Se analisarmos a historia, todas as grandes mudanças da humanidade foram relacionadas a tecnologia/ciência: ( fogo, roda, mecanica, metal, eletricidade, etc).

    Viajando banstante so para mostrar onde estou querendo chegar:

    Se uma unica pessoa construir uma maquina que possa fazer todo o alimento que a humanidade precisa, todo carro, avião, etc, de forma a ficar claro que o homem não precisa mais trabalhar, acumular recursos, etc, então essa pessoa sozinha conseguiria mudar este nosso sistema atual.

    Precisamos apenas convencer esta pessoa que deve esta por ai no mundo.
    So que esta pessoa não existe, então temos que nos tornar essa pessoa.

    O que quero mostrar é que já existe quantidade suficiente de pessoas aqui no movimento Brasil, e o que esta faltando é cada um começar a estudar e acumular CONHECIMENTO, SABEDORIA, não recurso.

    Ok, ok.....nos não estamos nesta fase ainda.

    Sinceramente, acho que o cara que incutiu esta ideia foi um espião trabalhando contra o movimento.
    [...]

     
  • 3 Comments sorted by
  • Prezado Tarcardoso,
    Acho que vc captou uma ideia sobre a qual eu tenho pensado bastante. Algo que considero muito importante: o papel das tecnologias e ferramentas.

    Muito antigamente, antes de ter inventado qualquer tipo de ferramenta, o ser humano gastava muito esforço e tempo para garantir a sua sobrevivência: tinha de caçar animais ou procurar frutas para comer, por exemplo. O trabalho de 1 ser humano mal dava para si mesmo - vivia-se em escassez, e viveu-se assim por muitos e muitos anos. Isso provavelmente deixou fixada, marcada quase que indelevelmente no consciente coletivo, a ideia de que as coisas são assim mesmo, escassas.

    Mas a medida em que o ser humano foi inventando ferramentas e tecnologias cada vez melhores, o trabalho de 1 ser humano passou a ser suficiente para 2 seres humanos, para 3, 4... As ferramentas conseguem ampliar o resultado do trabalho dos seres humanos, a tal ponto que chegamos num estado conhecido como pós-escassez.

    Infelizmente, a evolução das relações sociais e da mentalidade humana não acompanhou a evolução tecnológica. Por um lado,temos tecnologias capazes de oferecer qualidade de vida e abundância. Por outro, temos na sociedade uma mentalidade obsoleta, ainda adaptada aos velhos tempos de escassez.
     
  • Como diz Paul Fernhout (em http://www.pdfernhout.net/recognizing-irony-is-a-key-to-transcending-militarism.html):
    Citação:"The biggest challenge of the 21st century is the irony of technologies of abundance in the hands of those thinking in terms of scarcity."
    ("O maior desafio do século 21 é a ironia de termos tecnologias de abundância nas mãos daqueles que pensam em termos de escassez.")

    Pois bem, eu considero que para evoluirmos mais rapidamente a nossa sociedade, temos que disponibilizar as melhores ferramentas e tecnologias para todas as pessoas que precisarem delas.

    Mas não adianta disponibilizar "mediante pagamento". Tecnologias encarceradas nas jaulas das patentes não vão ter o mesmo impacto revolucionário.

    Citação:"He who receives an idea from me, receives instruction himself without lessening mine; as he who lights his taper at mine, receives light without darkening me."
    (Aquele que recebe uma ideia de mim, se instrui sem diminuir minha instrução; assim como aquele que acende a sua vela com a minha, recebe luz sem me deixar na escuridão)
    - Thomas Jefferson
    (http://www.movingtofreedom.org/2006/10/06/thomas-jefferson-on-patents-and-freedom-of-ideas/)

    Citação:"Wonderful is your gift of knowledge 
    the more we share, the more it grows 
    the more we hoard it, the more it diminishes"
    (Maravilhoso é o presente do conhecimento
    quanto mais o compartilhamos, mais ele cresce
    quanto mais o guardamos e escondemos, mais ele diminui)
    - De um hino a Saraswati, a deusa hindu do conhecimento, da música e das artes
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sarasvati
     
  • Atualmente no mundo, há muitos grupos de pessoas que perceberam essa necessidade de extrapolar a ideia de 'open source', que nasceu no software, para o hardware. Felizmente, ela já se espalha para máquinas e aparelhos, como câmeras de imagem e de video open source, caixas de som, tratores, prensas de tijolo, motores a vapor, aparelhos de energia solar, e várias outras coisas.

    Talvez haja aqueles que digam que ainda não seja a hora de construir máquinas abertas. Eu digo que já passou da hora.
    Quanto mais máquinas, ferramentas e tecnologias abertas houver, menos será possível restringir a qualidade de vida das pessoas; menos força terão as grandes corporações; mais pessoas poderão construir as coisas de que precisam, e menos necessidade terão de usar 'dinheiro'.

    Assim, proponho a todos aqueles que desejem chegar numa sociedade melhor, que comecem a construí-la.

    Se você tem uma ideia, compartilhe-a abertamente, coloque a ideia para frente, busque ajuda, ajude. Não fique parado!

    Pesquise sobre essas máquinas open source, reflita sobre quais são as mais importantes e quais mais se adequam às suas próprias habilidades; Entre em contato com esses grupos que já estão construindo essas máquinas; juntem as forças!

     

Howdy, Stranger!

It looks like you're new here. If you want to get involved, click one of these buttons!

Login with Facebook Sign In with Google Sign In with OpenID Sign In with Twitter

In this Discussion

Loading